segunda-feira, 21 de maio de 2012

CONTOS MODERNIZADOS

Os alunos do 4º ano, estão trabalhando com o gênero de texto: Contos Modernizados. A partir da história dos Três Porquinhos, os alunos criaram uma versão coletivamente. Confira como ficou.

OS TRÊS PORQUINHOS NO RIO DE JANEIRO
          Era uma vez três porquinhos que decidiram sair de sua antiga casa no campo para morar na cidade do Rio de Janeiro.
         Quando chegaram na nova cidade ficaram maravilhados com tanta beleza, e admirados com a estátua do Cristo Redentor.
         Os três irmãos estavam muito felizes. O primeiro porquinho chamava-se Jack, o segundo Kart e o terceiro Tedd.
          Jack falou para seus irmãos:
          _Vamos curtir uma praia?
         Tedd e Kart responderam:
          _ Você trouxe o bronzeador e óculos de sol?
          _ Claro que sim, e trouxe também a prancha de surf.
         Enquanto Tedd pensava alto, disse:
          _ Meu caro irmão Jack, não se esqueça que viemos aqui para construírmos a nossas casinhas.
          _ Não amola. - disseram os outros irmãos.
          E assim, foram para a praia, entraram no mar, se bronzearam, ficaram bem torradinhos do sol.
          Estavam se divertindo nas ondas, quando o lobo John Confusão chegou. Apareceu com seu equipado jetski com o guidão todo cromado. Mas só que desta vez o lobo não arrumou confusão com os porquinhos, pois queria aproveitar suas férias na praia.
         O lobo foi embora com sua namorada, a loba Chaiene e nem ligou para os porquinhos.
         Sem ninguém pra incomodar e cheios de sorte na nova cidade, jogaram na loteria e ganharam um milhão. Com todo esse dinheiro não precisaram nem construir suas casinhas. Compraram uma mansão a beira mar, com três Ferrari na garagem, e como a sorte estava mesmo do lado deles, encontraram suas almas gêmeas e viveram muito felizes.

AUTORES: Alunos do 4º ano A - Professora Viviane

       

PALESTRA - O PAPAGAIO VERDADEIRO

 

O papagaio-verdadeiro - Amazona aestiva - é uma ave da família dos psitacídeos. Considerada uma das aves mais inteligentes, possue o cérebro mais desenvolvido e tem a capacidade de imitar com grande fidelidade muitos tipos de sons, inclusive palavras.
                        Por ser considerado, entre os papagaios, o melhor falador A. aestiva tem sido permanentemente alvo do tráfico de aves, sendo a espécie de psitacídeo mais capturada, tendo também a destruição de seu habitat como grande ameaça.
                        Atividades de Educação Ambiental estarão sendo desenvolvidas, concomitantes ao manejo e conservação do papagaio-verdadeiro, no município de Itapeva. Estas ações visam fortalecer sua preservação através da divulgação do projeto junto à comunidade de atuação, sensibilizando-a da importância de se preservar esta espécie ameaçada de extinção.
CARACTERÍSTICAS DO PAPAGAIO-VERDADEIRO
Nome científico: Amazona aestiva

Distribuição geográfica: Nordeste, pelo Brasil central até o Rio Grande do Sul, Paraguai, norte da Argentina e Bolívia.

Habitat: Mata úmida ou seca, palmais e beira de rios.  
   
Hábitos alimentares: frutos, sementes, folhas e flores

Reprodução: de 1 a 4 ovos que eclodem em cerca 29 dias de incubação

Período de vida: Aproximadamente 40 anos podendo viver mais de 70 anos. 

                        Mede cerca de 36 cm e pesa 400g. Possui o corpo predominantemente verde, fronte azul, cara amarela, espelho, encontro e base da cauda vermelhas. Formam grupos nas áreas de dormida e, ocasionalmente, em locais de alimentação. Durante o dia, os casais deslocam-se para áreas específicas, voltando à noite. 
                        Começa a reproduzir após os 3 anos de vida. Nidificam por volta de setembro estendendo-se até dezembro, em buracos de rochas erodidas, barrancos, ocos de palmeiras e outras árvores, aproveitando fendas formadas pela decomposição. A falta de ocos adequados para a nidificação é fator limitante para a reprodução dos papagaios. Os filhotes abandonam o ninho após dois meses.
                     A espécie encontra-se na lista paulista de fauna ameaçada de extinção como quase ameaçada, e por ser uma espécie de grande interesse como animal de estimação vem sofrendo grande pressão na região, com a captura de filhotes para atender o comercio ilegal de aves.

                       
                        Os papagaios são capturados clandestinamente e transportados para serem vendidos. Além da captura se perdem ovos e muitos filhotes morrem no ato da retirada das aves do ninho, pois frequentemente derruba-se a árvore, eliminando assim também os locais favoráveis para reprodução, como exemplo, as palmeiras velhas, que são os melhores locais para essas aves procriarem.
A FAUNA DE ITAPEVA
                       
                        Durante o decorrer do projeto do papagaio-verdadeiro, o biólogo responsável fez um levantamento de aves e mamíferos nas áreas trabalhadas.
                        Como resultado foram identificadas 176 espécies de aves e 26 mamíferos, dentre elas animais de grande porte como a onça-parda e espécies ameaçadas como o tamanduá-bandeira e o lobo-guará.  Demonstrando assim a diversa fauna de Itapeva, presentes nos remanescentes de matas da região representadas principalmente por mata atlântica e cerrado.
Na região onde se concentra nossa escola, podem ser encontrados espécies desse papagaio. Dessa forma, hoje os alunos do 5º ano, assistiram uma palestra com os biólogos Rodinei Iartelli (responsável pelo projeto de manejo e conservação do papagaio verdadeiro) e com a bióloga Rita Prando, que também é Educadora Ambiental.






A biologa Rita Prando e o boneco Papagaio Verdadeiro

 Os biólogos: Rita Prando e Rodinei Iartelli

















CONFIRA E PARTICIPE DA NOSSA ENQUETE NO FINAL DA PÁGINA - OBRIGADO POR PARTICIPAR